top of page

Metodologias Participativas da Arte de Anfitriar

As metodologias para boas práticas de liderança participativa propostas pela comunidade internacional da Arte de Anfitriar foram elaboradas para engajar grupos de pessoas de qualquer tamanho em conversas estratégicas, onde a sabedoria e inteligência coletiva podem ser colocadas a serviço da descoberta de melhores soluções, dado um propósito comum que responda a necessidades reais.

Cada metodologia oferece uma estrutura simples que ajuda a engajar grupos em conversas que levam à resultados, sendo que cada uma tem suas vantagens e limitações específicas. Elas são geralmente baseadas no diálogo, com fala intencional (falar quando você realmente tem algo a dizer) e escuta atenta (escutar e compreender), e guiadas por perguntas norteadoras que ajudam a manter o foco no que importa.

Anfitriar esses espaços é um trabalho que requer prática. Nosso encontro é uma oportunidade para conhecer e vivenciar várias dessas metodologias, bem como para anfitriar algumas com o auxílio do time de anfitriões desse encontro.

Abaixo você encontra uma breve descrição das principais metodologias da Arte de Anfitriar!

Círculo

O Círculo, Roda ou Conselho, é uma forma antiga de encontro que tem reunido pessoas em conversas por milhares de anos. Essa prática é encontrada em praticamente todas as culturas e sociedades e é talvez a metodologia mais flexível da Arte de Anfitriar.
O Círculo oferece um espaço democrático que nos permite ver e ser vistos, escutar e ser escutados. É um espaço onde podemos nos olhar nos olhos, nos apoiar uns aos outros e nos descobrir através da conversa com um senso de igualdade. Quando habilmente anfitriado e sustentado, permite, por exemplo, aprofundar nossa compreensão um do outro, fortalecer nossa capacidade de abraçar a diversidade, estreitar relacionamentos e lidar com situações difíceis.
Sentar em círculo é sobre estar presente, conversar, ouvir, testemunhar, representar, reagir, aprofundar, espelhar, rir, chorar, aprender e compartilhar experiências. É uma forma de nutrir a alma e inspirar novas formas de ser e atuar no mundo.

Café Mundial (World Café)

O Café Mundial é uma forma intencional de criar uma rede viva de conversas em torno de questões que importam. Essa é uma metodologia capaz de fomentar a colaboração e o diálogo, fortalecer a comunidade, despertar insights criativos e criar novas possibilidades para a ação construtiva. É ideal para gerar ideias ou reunir conhecimentos diversos em torno de um tema.
Essa metodologia tem como pressuposto que as pessoas já têm dentro de si a sabedoria e criatividade para enfrentar até mesmo os mais difíceis desafios. Dado o contexto apropriado e foco, é possível para os membros acessar conhecimento profundo sobre o que importa, através do despertar da inteligência coletiva.
O Café 
Mundial é também uma metáfora útil para perceber como podemos aprender, compartilhar conhecimento, tornar significativo, e co-evoluir nosso futuro através das redes vivas de conversas em que participamos.

Investigação Apreciativa

A investigação apreciativa é uma estratégia para mudança intencional que identifica o melhor do ‘que é’ para perseguir as possibilidades do que ‘poderia ser’. É uma visão de mundo apreciativa, cuja ideia central é construir organizações ao redor do que funciona, ao invés de tentar arrumar o que não funciona.
Alguns dos princípios incluem que há sempre algo funcionando em qualquer sistema e que aquilo a que damos foco torna-se nossa realidade. Se vamos integrar partes do passado ao futuro, é importante primeiro identificar o que queremos levar adiante para depois pensar como - e agir para - melhorar o que já existe.
Essa é uma ferramenta ideal para se trabalhar a resolução de questões complicadas. Uma busca cooperativa pelas fortalezas, paixões e forças que trazem a vida que encontramos em qualquer sistema e que tenham o potencial para uma mudança positiva.

Tecnologia do Espaço Aberto (Open Space Technology)

A Tecnologia do Espaço Aberto é uma metodologia que possibilita que qualquer tipo de pessoa, em qualquer tipo de organização, crie reuniões e eventos inspiradores. Trata-se de uma metodologia para a criação de um espaço aberto no qual os participantes propõem e se responsabilizam pelos temas a serem discutidos e aprofundados, criando a própria agenda.
Essa é uma forma de organizar reuniões, conferências ou grupos aproveitando a motivação dos indivíduos e fazendo uso da capacidade de auto-organização inerente a qualquer sistema. Essa é uma metodologia que provoca uma migração dos participantes da posição de expectadores para protagonistas do processo, podendo ser usada para planejamento de ações, resolução de conflitos, geração de novas ideias, direcionamentos estratégicos, projeções de futuro, planejamento comunitário, colaboração e aprendizagem profunda sobre questões e perspectivas, entre outros.

Pro Action Café

O Pro Action Café é uma metodologia que promove espaço para conversas orientadas à criação, inovação e ação. Os participantes são convidados a trazerem chamados, projetos, ideias, questionamentos ou o que quer que seja significativo para eles. As conversas ocorrem com o intuito de colher contribuições da inteligência coletiva presente para a manifestação dos chamados no mundo, ou mesmo para levá-los à prática.
Essa metodologia é uma mistura das tecnologias Café Mundial e Espaço Aberto. Assim como no Café Mundial, as conversas ocorrem em mesas rotativas, ou seja, cada pessoa participa de diversas conversas. Sendo assim, evoca, traz à tona e torna visível a inteligência coletiva do grupo, através da polinização de ideias. E assim como no Espaço Aberto, não há uma agenda pré-definida. Os temas das conversas são propostos pelos próprios participantes, o que garante engajamento e muita energia durante todo o processo.

Colheita Coletiva de Histórias

Contar histórias é uma das ferramentas mais poderosas na gestão de conhecimento em grupos e comunidades. Se contar histórias é uma habilidade humana tanto inerente quanto possível de ser refinada com prática, assim também é a escuta. A Colheita Coletiva de Histórias é uma metodologia que une os dois elementos para que possamos aprender, com intenção, a partir de nossas experiências. Esse é um processo poderoso que nutre contadores e ouvintes de diferentes formas, igualmente significativas.
A Colheita Coletiva de Histórias nos permite mapear, simultaneamente, diversos arcos de uma história, sendo, portanto, ideal para reconhecer as muitas ideias, insights e aprendizados que existem abaixo da superfície de nossas histórias. Isso nos permite levar o aprendizado coletivo sobre determinado tópico para um nível mais profundo, transcendendo o pessoal e revelando percepções sobre contextos locais e sistêmicos de maneira íntima e leve.

Aquário (Fishbowl)

O Aquário é uma metodologia que funciona como uma alternativa aos tradicionais debates ou painéis de discussão. É um processo que pode ser usado para trazer transparência a processos de decisão, aumentar o entendimento sobre assuntos complexos e tratar de temas polêmicos.
O processo acontece geralmente em círculos concêntricos. Alguns participantes são selecionados para iniciar a conversa no círculo interno, o Aquário, enquanto os demais sentam-se nos círculos externos para escutar atentamente.
Em um Aquário fechado, o grupo que inicia a conversa não muda ao longo do tempo. Em um Aquário aberto, no entanto, a qualquer momento uma pessoa do círculo externo pode adentrar no Aquário e trazer as suas contribuições e perguntas sobre o assunto, enriquecendo a conversa. Dessa forma, a conversa pertence ao coletivo e se garante mais participação e engajamento dos presentes.

bottom of page